Ciência e Religião. Por que a dissonância entre elas?
- Fernando Dexheimer
- 1 de jun. de 2023
- 3 min de leitura

A ciência revela conhecimentos do mundo material e a religião sobre o mundo espiritual. Aparentemente realidades antagônicas entre si, mas na realidade acredito que não porque, mesmo sendo realidades diferentes, fazem parte do mesmo conjunto, existem ligações entre elas. Na prática possuem a mesma essência, princípios, buscas, porém, em lados opostos. São inseparáveis como as faces de uma moeda. Numa face a cara e na outra, a coroa. Entre as duas faces existem ligações inseparáveis e permanentemente interligadas, repercutindo.
A ciência busca o conhecimento, evoluindo principalmente de fora para dentro. Ela é cumulativa e seletiva. À medida que vai avançando vai deixando conhecimentos superados, trocando o antigo que vai se tornando obsoleto por novas descobertas.
A religião por outro lado busca a compreensão da vida pelo sentimento e não pelo conhecimento. O sentido para o aprendizado da religião é oposto ao da ciência. É pela busca do eu, pelo que está escondido nas entranhas da alma, através de libertações, descobertas, desapegos, prática do bem.
Por que a dissonância entre a ciência e a religião?
A religião encampou Deus como sendo todo poderoso. E na idéia de comprovar e reafirmar sua existência, passou a nomear fatos da vida e da natureza inexplicáveis pela razão como mistérios e dogmas. A religião se antecipou a ciência. Muitas vezes foram utilizados sofismas levando as pessoas a acreditar, aceitar, obedecer e a divulgar sem questionamentos.
Com a evolução da ciência, muitos desses mistérios foram desvendados. Por isto a religião com a ideia primária de um Deus todo poderoso, junto com as realidades espirituais, passou a ser questionado, desmerecido, desacreditado e as pessoas se afastando dessa realidade.
A consequência da falta de conhecimento e explicações condizentes da nossa vida sobrenatural, o ser humano está se afastando da divindade. O motivo, acredito, seja pela falta de comunicação, de uma linguagem que possa ser compreendida e tornada viva, sem mistérios nem dogmas. Em outras palavras, podemos insinuar, que as palavras do próprio Cristo estão deixando de ser bem interpretadas e compreendidas.

O mundo espiritual é a face oculta do mundo humano. Pela ciência não poderemos penetrar nos escaninhos da alma, mas pelo sentimento sim.
A religião se abastece e é fortalecida pela fé. É um instinto que vem de dentro para fora à medida e vai se tornando consciente à medida da nossa dedicação. Foram criadas para nos ajudarem a religar o mundo espiritual ao mundo natural. São muito importantes, representam um caminho para a espiritualidade, mas são um meio e não um fim como muitos acreditam.
Na vida os acontecimentos mais importantes são: a criação a partir da qual passamos a existir e a descoberta do espírito. Com a criação, a vida. Com a descoberta do espírito, a ressurreição de Cristo em nossa vida. A partir desse momento, passamos a ter uma fé consciente e a possibilidade de sairmos do estágio de seres humanos para seres espirituais.
Dependendo do nosso interesse e dedicação poderá ser o início do retorno do filho pródigo, nós mesmos a Casa do Pai. Foi a verdade que Cristo disse em determinado momento da vida, que ninguém chegaria a Deus sem passar por Ele.
Com o religar seguindo os preceitos de Cristo, damos início a cura da alma, como preparativo para a vida eterna. Essa é a verdadeira religião, que é a prática do amor para a cura da alma. Acontece por arrependimentos, mudanças de atitude, desapegos, libertações que nos fazem sofrer, atrapalham e limitam nossa vida.
A ciência e a religião são muito importantes na vida do ser humano. Porém, somente com a espiritualidade, que nos ajuda a vencer as forças da razão, chegaremos ao destino da criação, a felicidade.

Gosto muito de escrever sobre o mundo espiritual, o sobrenatural, o lado oculto da vida. Meu interesse no assunto foi despertado no dia 20 de outubro de 2008. Um grupo de pessoas fazendo uma oração para mim, disse que eu iria escrever e mandariam ajuda espiritual. Então o que vou apresentar não é fruto da imaginação, mas de transmitir manifestações que chegam ao pensamento por intuições, revelações, isto é, sem ajuda do raciocínio.
Muitas vezes estamos angustiados, inseguros, com medo, deprimidos e não sabemos as causas. Elas podem ser espirituais. Meu nome é Fernando e minha missão é partilhar o que aprendi sobre o mundo espiritual. Essa compreensão não só reequilibrou, como deu sentido para minha vida. Por isto precisamos conhecer melhor o mundo espiritual para identificar suas manifestações e repercussões na nossa vida.





Comentários